Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Supremo tenta acelerar conclusão de julgamento do mensalão

Já desgastados com sucessivos recursos, ministros tentam agilizar análise de infringentes e definir penas até o carnaval

há 10 anos

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará nesta quarta-feira o julgamento dos embargos infringentes, a segunda rodada de recursos dos réus do mensalão. Mas os ministros do STF pretendem acelerar essa fase e concluí-la ainda nesta quinta-feira, antes do carnaval. A ideia na Corte é determinar as penas definitivas do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, do ex-presidente do PT José Genoíno e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares ainda esta semana.

Na quinta-feira da semana passada, o STF começou a julgar os “embargos infringentes”, recurso que dá oportunidade de um novo julgamento aos réus que obtiveram quatro votos a favor de sua absolvição. Dirceu, Delúbio e Genoino pedem para serem absolvidos pelo crime de formação de quadrilha, no qual eles obtiveram quatro votos a favor durante o julgamento de 2012. Nos bastidores, os ministros do Supremo acreditam que eles serão absolvidos em decorrência dos votos dos ministros Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, que não estavam no Supremo na fase inicial do julgamento.

Após o encerramento dos infringentes, acaba qualquer possibilidade de revisão de penas dos réus antes do seu cumprimento. Atualmente, Dirceu, Delúbio e Genoino cumprem apenas as penas de crimes em que não cabe mais recurso, no caso o de corrupção ativa.

Divulgação/STF

Ministros do STF tentam concluir embargos infringentes antes do carnaval

O julgamento dos embargos infringentes do mensalão começou na quarta-feira da semana passada mas o relator, ministro Luiz Fux, resolveu adotar uma metodologia diferenciada para acelerar o processo. Em vez de analisar o caso por réu, ele o analisará por crime: primeiro quadrilha. Depois o pedido de embargos infringentes relacionado ao delito de lavagem de dinheiro. “Acredito que essa dinâmica será mais eficiente”, disse o ministro na semana passada. “Acho que uma estratégia semelhante deveria ter sido adotada desde o início”, pontuou o ministro Marco Aurélio Mello, um dos críticos do “fatiamento” do julgamento originário do mensalão. Fux defendeu que, se o julgamento dos embargos infringentes não terminar nesta quarta-feira, o STF pode retomar a análise do caso na quinta de manhã ou mesmo estender a sessão até a parte da tarde.

Nos corredores do Supremo, os ministros têm se queixado do prolongamento excessivo do julgamento do mensalão. Até mesmo o presidente do STF, Joaquim Barbosa, já demonstra sinais de cansaço. Por isso, alguns ministros não pretendem, a priori, ampliar os debates e as discussões nessa nova fase do julgamento. Os próprios ministros admitem em caráter reservado que essa deve ser a fase mais rápida do mensalão, dependendo basicamente dos votos dos ministros Zavascki e Barroso. O ministro Marco Aurélio, por exemplo, defendeu que apenas os dois ministros mais jovens na Corte falem sobre o caso. Isso porque “a posição dos demais já é conhecida”.

Durante o julgamento do mensalão, votaram a favor da absolvição do crime de quadrilha os ministros Dias Tóffoli, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Rosa Weber. Na atual composição, votaram a favor da condenação de Dirceu, Delúbio e Genoino pelo crime de quadrilha os ministros Joaquim Barbosa, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Celso de Mello.

Para ministros como Barbosa, além de Marco Aurélio Mello e Gilmar Mendes, o crime de quadrilha se constitui no momento em que mais de três pessoas estão unidas em um ato ilícito. Já para Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Cármen Lúcia não basta apenas um grupo com mais de três pessoas estarem unidas no cometimento de um crime. A quadrilha é configurada, na visão destes ministros, no momento em que todos eles ajudaram a planejar o crime. Acredita-se que Barroso e Zavascki façam parte dessa segunda corrente de pensamento.

Fonte: IG

  • Sobre o autorProgramador e Web Designer
  • Publicações160
  • Seguidores40
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações44
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-tenta-acelerar-conclusao-de-julgamento-do-mensalao/113714913

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Podridão total. Executivo, legislativo e judiciário. O governo e o partido PT já é uma quadrilha. Não sei como ninguem vê. Por favor Brasil, acorda, estamos sendo roubados em tudo e nem o judiciário vê. Vamos pagar impostos pessoal.Precisamos custear a corrupção dos petralhas. continuar lendo

Com a provável absolvição, vai haver rodizio de pizza em algum lugar, isso vai... continuar lendo

Caraca meu, esse Supremo é tão corrupto quanto quanto qualquer outro poder! É clara a ligação de quadrilha, só se discute isso por causa da posição social dos réus. Esses caras se juntaram para desviar dinheiro público, usaram sua influência e planejaram muito bem o golpe (desviar dinheiro não é só entrar numa sala, meter a mão em um punhado de notas e sair correndo). continuar lendo

Nós precisamos de uma alternativa na indicação de juízes para STF, não é possível a indicação simples pelo presidente da republica, num pais como o nosso que com raríssimas exceções todos os políticos são corruptos e prevendo uma possível punição escolhem juízes sem caráter ou da mesma quadrilha, no caso atual do PT, e se livram das punições, veja quantos juízes recentemente foram indicados pelo Lula e Dilma, somente se deram mal com o Joaquim Barbosa. Agora me explica Os juristas, juízes, OAB as associações da categoria são tão organizadas e interferem em toda ordem de assuntos, porque não reivindica uma forma mais justa de escolha pela capacidade e idoneidade. Temos o Juiz José Antonio Dias Toffoli que esta no STF apenas porque é pau mandado do Lula porque em outra situação mal seria advogado de porta de cadeia. continuar lendo