Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Ameaça de ativistas altera procissão em São Roque

há 10 anos

Pela primeira vez em 134 anos, a Entrada dos Carros de Lenha, tradicional festa religiosa que será realizada domingo, dia 3, em São Roque (SP), região de Sorocaba, não terá a participação dos carros de boi. Alegando terem sido ameaçados por ativistas de defesa dos animais, os festeiros decidiram suspender a participação dos veículos de tração animal na procissão.

Os carros puxados por juntas de bois serão substituídos por tratores. De acordo com a prefeitura, os festeiros receberam ameaças por telefone e mensagens pela internet.

Os ativistas, que não se identificaram, ameaçaram invadir o evento e libertar os bois, caso os animais fossem usados na procissão, informou a prefeitura. Os festeiros já haviam obtido a liberação do uso dos animais junto ao órgão de Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura do Estado. Mesmo assim, optaram por suspender a entrada dos carros de boi para "evitar um possível tumulto", segundo a prefeitura.

A "Entrada dos Carros de Lenha" ocorre sempre no primeiro domingo de agosto e faz parte dos festejos em louvor a São Roque, padroeiro da cidade, que também comemora aniversário. A festa dura 16 dias e a doação de lenha é uma tradição iniciada em 1880.

Na época, a lenha era um bem de alto consumo nos fogões domiciliares e de estabelecimentos comerciais. A arrecadação de lenha, trazida em carros de boi, garantiu o recurso para pagar a compra de uma imagem do padroeiro importada da França.

Beagles

De acordo com a prefeitura, o autor de um dos telefonemas avisou que os bois também merecem proteção e fez menção ao caso dos beagles. Em outubro do ano passado, ativistas invadiram o Instituto Royal, em São Roque, e libertaram 178 cães da raça beagle que seriam usados em testes de medicamentos.

As instalações foram depredadas. A ação teve o apoio de mascarados conhecidos como black blocs. Uma semana depois, o instituto encerrou as atividades no município paulista.

Fonte: Diário24h

  • Sobre o autorProgramador e Web Designer
  • Publicações160
  • Seguidores40
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações27
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ameaca-de-ativistas-altera-procissao-em-sao-roque/129733415

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Prezados

Na verdade a simpática e bela São Roque necessita de polícia.
Isto é um absurdo, primeiro que não se compara bois puxando
uma carroça com experimentos bioquímicos. Certamente o
boi prefere participar de um evento festivo uma vez por ano ao
invés de ser abatido por um martelo hidráulico. Segundo que
esta bobagem poderia ser caracterizada como intromissão e
desrespeito a uma prática religiosa (certamente contrariando a
Lei) de uma das religiões com maior número de praticantes
no Brasil, portanto inaceitável. Em tempo, sou ateu. continuar lendo